sábado, 18 de junho de 2011

Alguns jogos que realizamos


“Jogo do Camaleão”


Este jogo necessita de um espaço relativamente plano, delimitado e onde exista uma parede ou um muro. Coloca-se um elemento que ira fazer de camaleão junto à parede, virado para ela e tampam-se os olhos com as mãos. Os restantes elementos estão colocados à vontade, a uma distância de cerca de dez metros mais ou menos. Ao sinal de início do jogo, os elementos perguntam em coro àquele que está junto da parede ou do muro: “Camaleão, de que cor és tu?”. O camaleão responde dizendo uma cor, por exemplo, o azul. Mal o camaleão diga a cor que neste caso era o azul, o camaleão vai-se virar e vai e começa a correr atrás dos outros elementos, que fogem. Ao fugirem, os elementos procuram a cor escolhida e tocam nessa cor, a fim de se livrar. Neste caso, o camaleão não as pode apanhar. Só pode apanhar aqueles elementos que ainda não se livraram, ou seja, que não tocaram na cor escolhida. Se o camaleão tocar em alguém antes de se livrar, este passa a ser o novo camaleão. Se o camaleão não conseguir apanhar ninguém, continua a exercer essa função. Quando as crianças fazem a pergunta: “Camaleão, de que cor?”, e este responde “cor de burro quando foge”, os elementos tem que ficar quietos, não se podendo mexer. Aquele que se mexer perde e passa a ser o novo camaleão.





“Jogo do chapéu”


Este jogo consiste em estarem todos os elementos estejam em roda, e ao ritmo da música, o chapéu tem que ir passando pelas cabeças de todos os elementos, e enquanto passávamos o chapéu tínhamos que fazer aquilo que as animadoras proponham. Por exemplo, passar o chapéu por baixo da perna esquerda. Quando uma das animadoras parava a música, a pessoa que tinha o chapéu tinha que fazer algum “castigo”,
 que as animadoras mandavam.



“O jogo do lenço”


A animadora dividiu os elementos todos em duas equipas, e escolheu um elemento para ficar com um lenço. Cada equipa tinha que decidir entre si qual era o número de cada elemento de um a oito. O elemento que estava com o lenço, estava colocado numa ponta de forma a ficar no meio das duas equipas. Ele tinha como função chamar um número de cada vez para ir buscar o lenço, então o número das duas equipas que ela chamasse iam a correr para ver qual o primeiro que agarrava o lenço para a sua equipa ganhar um ponto. Quando o elemento que estava no meio dizia “todos”, todos os outros elementos tinham que ir a correr para agarrar o lenço a equipa que agarrasse primeiro o lenço ganhava o jogo.





“Muro Chinês”


Num espaço rectangular desenha-se um corredor central, com cerca de um metro de largura, onde está colocado o chinês. Este só pode deslocar-se no corredor e não pode sair de lá. Todos os outros elementos, estão colocados de um lado e do outro do campo. Ao sinal do animador os elementos atravessam o campo de um lado para o outro, por cima do corredor, tentando não ser tocados pelo chinês. O chinês, desloca-se ao lado do corredor  para tentar tocar num dos elementos que esta a passar para o outro lado ao tocar-lhe vai coloca-o no corredor, formando um muro. O muro serve apenas para diminuir a largura do terreno, de modo a dificultar a passagem aos outros elementos que não foram ainda tocados. O chinês pode encostar os elementos apanhados ou dispersá-los pelo corredor. Os elementos tocados e colocados no muro, permanecem imóveis, não podendo tocar ou prender os outros.
O animador vai dando sinal para a passagem dos elementos apanhados de um lado para o outro do campo. Esta passagem vai sendo cada vez mais difícil, pois o muro será cada vez maior. O último elemento a ser apanhado é o vencedor e será o próximo chinês. Se algum elemento, ao fim de certo tempo, não passar para o outro lado, vai automaticamente para o muro.
  



Jogo do “macaquinho de chinês”


Neste jogo um estava um  dos elemento virado para a parede, (de forma a ficar de costas para o resto dos jogadores). Quando o elemento que esta virado para a parede se vira para traz os restantes elementos tem de estar em estátuas e não se podem rir. No caso de se mexer ou de se ir voltam para traz para o princípio. Esses elementos tem de bater na parede que foi definida e assim ganha o jogo.        




Jogo do quem é quem?


No Jogo de quem é quem? Há um elemento que ira ficar de olhos vendados no qual os outros elementos lhe iram dificultar a vida. Quanto o elemento que esta de olhos vendados apanha alguém tem que tentar adivinhar quem é a pessoa que apanhou. Tínhamos que tocar em várias partes do corpo (como por exemplo no pé, no joelho, etc ) na pessoa que estava de olhos vendados.  

Sem comentários:

Enviar um comentário